Apesar de pouco comentado, o Business Plan ou um Plano de negócios representa o documento mais importante de uma empresa. É difícil acreditar que uma empresa estabeleça seus objetivos e obtenha financiamentos, negociações acionárias, sem ter um Business Plan bem apresentado e bem concebido.
Sem um BP convincente, dificilmente as idéias da empresa serão levadas a sério.
Um BP é basicamente um mapa para se atingir o destino desejado. Idealmente, ele o conduz do ponto de partida à meta final: do conceito básico do negócio a uma empresa saudável e bem-sucedida. Além disto, fornece uma noção dos obstáculos, indicando caminhos alternativos.
Muitas pessoas vêem o processo de planejamento empresarial como uma desagradável rotina. Na realidade, é uma oportunidade. Durante a criação de seu BP, você tem a possibilidade de:
- Aprender a respeito de seu ramo de atividade e do mercado,
- Ter controle sobre sua empresa e
- Conseguir competitividade.
Quase sempre o BP é elaborado quando alguém está pedindo: o banco, um investidor, etc.
Por esta razão, a elaboração de um BP é tratada como sendo um “fardo” ao invés de uma oportunidade de estabelecer metas para o longo prazo.
Mas apesar disto, o BP tem como maior beneficiário a própria empresa, pois permite atingir suas metas de longo prazo.
Portanto, a elaboração de um BP possibilita às empresas:
- Tomar decisões cruciais para a empresa, que enfoquem suas atividades e maximizem recursos;
- Compreender os aspectos financeiros de sua empresa, inclusive fluxo de caixa e ponto de equilíbrio;
- Coletar informações indispensáveis sobre o ramo e marketing;
- Prever e evitar obstáculos que sua empresa possa provavelmente encontrar;
- Adotar metas específicas e medidas de avaliação do progresso ao longo do tempo;
- Expandir-se em novas direções que proporcionem lucratividade crescente;
- Tornar-se mais persuasivo com as fontes de recurso.
Um business plan fornece mecanismos que valorizam o gerenciamento nas seguintes áreas:
- Marketing: Através do desenvolvimento de um BP baseado em um mercado-alvo bem definido e de uma avaliação do ramo de atividade e concorrência;
- Operações: Através da criação e avaliação dos procedimentos, da distribuição de mão-de-obra e do fluxo e distribuição de trabalho necessários ao bom gerenciamento da empresa no dia-a-dia.
- Projeções financeiras: Através da projeção realista do fluxo de caixa, receita e despesa, análise dos pontos de equilíbrio, e através da criação de canais de informações que o mantenham totalmente informado sobre sua posição financeira.
- Desenvolvimento de longo prazo: Através da definição de metas e objetivos específicos; da identificação de marcos significativos; e da definição do posicionamento da empresa de modo a atender tanto às mudanças internas quanto externas.
CINCO ETAPAS PARA UM BP DE SUCESSO
As 5 etapas fundamentais de um processo de planejamento empresarial inclui:
- Definição de seu conceito básico de empresa: Com a empresa em funcionamento é tentador deixar de cumprir esta fase, mas se a intenção é a de realmente desenvolver estratégias para o sucesso futuro, é necessário examinar primeiro as premissas que caracterizam as atividades atuais da empresa.
- Coleta de dados dos pontos específicos do conceito: antes de iniciar o BP, é preciso coletar as informações. Informações sólidas mostram um quadro realista do que acontece a empresas semelhantes, bem como proporcionam um melhor reconhecimento de sua própria empresa. Estas informações devem ser buscadas nos mais variados locais: serviços de referência, associações comerciais, etc.
- Enfoque e aperfeiçoamento do conceito com base nos dados compilados: Uma vez concluídos os esforços iniciais de pesquisa, porém antes de estabelecer os componentes específicos de seu plano, faça uma reavaliação de seu conceito de negócio. À luz das informações que você já tem em mão, verifique se a sua idéia, como foi concebida originalmente, precisa ser modificada ou reforçada.
- Esboço dos pontos específicos da empresa e Composição do plano de forma atraente: Algumas dicas de como tornar seu plano mais atraente:
- Faça uso da linguagem para ter sucesso;
- Tenha cuidado com os superlativos;
- Evite observações puramente objetivas;
- Utilize termos empresariais;
- Utilize números para causar impacto;
- Saiba quando e como ser redundante;
- Utilize ítens assinalados por pontos;
- Utilize recursos visuais no plano (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, design visual, editoração eletrônica, etc.) e
- Faça uma boa encadernação do plano.
COMPONENTES DE UM BP
Resumo Executivo (RE)
- É a parte mais importante do BP
- Se você não “atrair” o cliente no Resumo Executivo, ele não vai “perder tempo” no resto do trabalho
- O RE é feito por último, embora ele apareça primeiro no BP
- O RE acompanhado das demonstrações financeiras eventualmente precede o plano todo
- Em 2 páginas, precisa-se dizer/convencer o leitor que:
- O conceito básico do negócio faz sentido;
- A empresa foi cuidadosamente planejada;
- O gerenciamento é competente;
- Existe um mercado bem definido;
- A empresa apresenta vantagens competitivas;
- As projeções financeiras são realistas;
- Os investidores/agentes financeiros tem excelente possibilidade de ter retorno do investimento, e
- O roteiro de um Resumo Executivo é assemelhado ao do BP (clareza, brevidade, relevância e atratividade).
A Descrição da Empresa
Dois objetivos deverão serão alcançados:
- Entendimento dos objetivos da empresa/declaração da missão (o leitor precisa ter o conceito do negócio). Deverá ficar clara a “cultura corporativa”.
- Fornecimento de uma “visão geral do negócio” (de tudo um pouco).
Guia para declaração da missão:
- Alcance/natureza dos produtos/serviços oferecidos;
- Qualidade;
- Preço;
- Serviço;
- Relacionamento com o cliente em termos globais;
- Estilo de administração / relacionamento com funcionários;
- Características do ambiente de trabalho;
- Relacionamento com as empresas do setor;
- Incorporação de novas tecnologias / outros novos desenvolvimentos;
- Crescimento / perspectivas de lucro;
- Relacionamento com a comunidade / meio ambiente / outras metas de interesse social;
- Outras metas pessoais / de administração, etc.
Guia para fornecimento da visão geral do negócio:
- Visão geral do grupo;
- Nome da empresa (legal e de mercado);
- Constituição legal (inclui controle);
- Administração;
- Localização da empresa (inclui área útil, número de colaboradores, área geográfica atendida );
- Histórico (marcos e sucesso) e estágio de desenvolvimento;
- Posição financeira (ativos operacionais, passivos operacionais, dívidas e CP e LP, patrimônio líquido, receitas líquidas, lucro operacional, lucro líquido etc.);
- Produtos e serviços (inclui lançamentos);
- Investimentos previstos, e
- Licenças e patentes.
A Análise do Ramo
Objetivo: identificar as forças que interferem no ramo.
Ramos: conjunto de todas as empresas fornecedoras de um mesmo produto ou serviço, de outras empresas relacionadas “antes e depois”.
Concentração:
- Descrição do ramo;
- “Segredos do sucesso” (fatores decisivos para a compra);
- Variáveis chaves da demanda;
- Tendências para o ramo, e
- Oportunidades estratégicas.
O Mercado Alvo
Guia:
- Apresentar quem são seus clientes, onde estão, o que querem e o que podem comprar.
- Evidenciar se a empresa é voltada para o mercado.
- Descrição do cliente;
- Localização do cliente;
- Critérios de avaliação do produto;
- O que querem e podem comprar;
- Como alcançar o cliente;
- Tendências e dimensão do mercado, e
- Oportunidades de novos negócios.
A Concorrência
Guia:
- Posição competitiva;
- Quem são os maiores concorrentes;
- Quem são os melhores concorrentes;
- Quais os prós e os contras (aponte os critérios de comparação e comprove);
- Potenciais concorrentes futuros;
- Barreiras à entrada de novos concorrentes, e
- Plano de ação para vencer/conviver com a concorrência.
Plano de Marketing & Estratégia de Vendas
Guia:
- Como tornar seus clientes cientes da existência de seu produto e serviço;
- Que tipo de mensagem transmitir ao cliente sobre o produto / serviço ou empresa;
- Métodos específicos utilizados para transmitir e reiterar a mensagem, e
- Como estruturar as vendas existentes (força e processo de vendas).
Administração e Organização
Guia:
- Estrutura organizacional (papéis)
- Pessoas chaves (retrospecto de sucesso)
- Estilo de administração (processo decisório)
- Treinamento
- Sucessão
Desenvolvimento de Longo Prazo
Guia:
- Objetivos finais do negócio (quais e quando)
- Objetivos intermediários (fases)
- Como alcançar os objetivos (todos os recursos necessários)
- Riscos
Demonstrações Financeiras
Guia:
- Pontos fortes e pontos fracos
- Qualidade dos ativos operacionais
- Perfil da dívida (custos e prazos)
- DRE