O que é um “PLANO DE NEGÓCIO”?

Apesar de pouco comentado, o Business Plan ou um Plano de negócios representa o documento mais importante de uma empresa. É difícil acreditar que uma empresa estabeleça seus objetivos e obtenha financiamentos, negociações acionárias, sem ter um Business Plan bem apresentado e bem concebido.

Sem um BP convincente, dificilmente as idéias da empresa serão levadas a sério.

Um BP é basicamente um mapa para se atingir o destino desejado. Idealmente, ele o conduz do ponto de partida à meta final: do conceito básico do negócio a uma empresa saudável e bem-sucedida. Além disto, fornece uma noção dos obstáculos, indicando caminhos alternativos.

Muitas pessoas vêem o processo de planejamento empresarial como uma desagradável rotina. Na realidade, é uma oportunidade. Durante a criação de seu BP, você tem a possibilidade de:

  • Aprender a respeito de seu ramo de atividade e do mercado,
  • Ter controle sobre sua empresa e
  • Conseguir competitividade.

Quase sempre o BP é elaborado quando alguém está pedindo: o banco, um investidor, etc.

Por esta razão, a elaboração de um BP é tratada como sendo um “fardo” ao invés de uma oportunidade de estabelecer metas para o longo prazo.

Mas apesar disto, o BP tem como maior beneficiário a própria empresa, pois permite atingir suas metas de longo prazo.

Portanto, a elaboração de um BP possibilita às empresas:

  • Tomar decisões cruciais para a empresa, que enfoquem suas atividades e maximizem recursos;
  • Compreender os aspectos financeiros de sua empresa, inclusive fluxo de caixa e ponto de equilíbrio;
  • Coletar informações indispensáveis sobre o ramo e marketing;
  •  Prever e evitar obstáculos que sua empresa possa provavelmente encontrar;
  •  Adotar metas específicas e medidas de avaliação do progresso ao longo do tempo;
  •  Expandir-se em novas direções que proporcionem lucratividade crescente;
  • Tornar-se mais persuasivo com as fontes de recurso.

Um business plan fornece mecanismos que valorizam o gerenciamento nas seguintes áreas:

  • Marketing: Através do desenvolvimento de um BP baseado em um mercado-alvo bem definido e de uma avaliação do ramo de atividade e concorrência;
  • Operações: Através da criação e avaliação dos procedimentos, da distribuição de mão-de-obra e do fluxo e distribuição de trabalho necessários ao bom gerenciamento da empresa no dia-a-dia.
  • Projeções financeiras: Através da projeção realista do fluxo de caixa, receita e despesa, análise dos pontos de equilíbrio, e através da criação de canais de informações que o mantenham totalmente informado sobre sua posição financeira.
  • Desenvolvimento de longo prazo: Através da definição de metas e objetivos específicos; da identificação de marcos significativos; e da definição do posicionamento da empresa de modo a atender tanto às mudanças internas quanto externas.

CINCO ETAPAS PARA UM BP DE SUCESSO

As 5 etapas fundamentais de um processo de planejamento empresarial inclui:

  • Definição de seu conceito básico de empresa: Com a empresa em funcionamento é tentador deixar de cumprir esta fase, mas se a intenção é a de realmente desenvolver estratégias para o sucesso futuro, é necessário examinar primeiro as premissas que caracterizam as atividades atuais da empresa.
  • Coleta de dados dos pontos específicos do conceito: antes de iniciar o BP, é preciso coletar as informações. Informações sólidas mostram um quadro realista do que acontece a empresas semelhantes, bem como proporcionam um melhor reconhecimento de sua própria empresa. Estas informações devem ser buscadas nos mais variados locais: serviços de referência, associações comerciais, etc.
  • Enfoque e aperfeiçoamento do conceito com base nos dados compilados: Uma vez concluídos os esforços iniciais de pesquisa, porém antes de estabelecer os componentes específicos de seu plano, faça uma reavaliação de seu conceito de negócio. À luz das informações que você já tem em mão, verifique se a sua idéia, como foi concebida originalmente, precisa ser modificada ou reforçada.
    • Esboço dos pontos específicos da empresa e Composição do plano de forma atraente: Algumas dicas de como tornar seu plano mais atraente:
    • Faça uso da linguagem para ter sucesso;
    • Tenha cuidado com os superlativos;
    • Evite observações puramente objetivas;
    • Utilize termos empresariais;
    • Utilize números para causar impacto;
    • Saiba quando e como ser redundante;
    • Utilize ítens assinalados por pontos;
    • Utilize recursos visuais no plano (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, design visual, editoração eletrônica, etc.) e
    • Faça uma boa encadernação do plano.

COMPONENTES DE UM BP

Resumo Executivo (RE)

  • É a parte mais importante do BP
  • Se você não “atrair” o cliente no Resumo Executivo, ele não vai “perder tempo” no resto do trabalho
  • O RE é feito por último, embora ele apareça primeiro no BP
  • O RE acompanhado das demonstrações financeiras eventualmente precede o plano todo
  • Em 2 páginas, precisa-se dizer/convencer o leitor que:
    • O conceito básico do negócio faz sentido;
    • A empresa foi cuidadosamente planejada;
    • O gerenciamento é competente;
    • Existe um mercado bem definido;
    • A empresa apresenta vantagens competitivas;
    • As projeções financeiras são realistas;
    • Os investidores/agentes financeiros tem excelente possibilidade de ter retorno do investimento, e
    • O roteiro de um Resumo Executivo é assemelhado ao do BP (clareza, brevidade, relevância e atratividade).

A Descrição da Empresa

Dois objetivos deverão serão alcançados:

  • Entendimento dos objetivos da empresa/declaração da missão (o leitor precisa ter o conceito do negócio). Deverá ficar clara a “cultura corporativa”.
  • Fornecimento de uma “visão geral do negócio” (de tudo um pouco).

Guia para declaração da missão:

  • Alcance/natureza dos produtos/serviços oferecidos;
  • Qualidade;
  • Preço;
  • Serviço;
  • Relacionamento com o cliente em termos globais;
  • Estilo de administração / relacionamento com funcionários;
  • Características do ambiente de trabalho;
  • Relacionamento com as empresas do setor;
  • Incorporação de novas tecnologias / outros novos desenvolvimentos;
  • Crescimento / perspectivas de lucro;
  • Relacionamento com a comunidade / meio ambiente / outras metas de interesse social;
  • Outras metas pessoais / de administração, etc.

Guia para fornecimento da visão geral do negócio:

  • Visão geral do grupo;
  • Nome da empresa (legal e de mercado);
  • Constituição legal (inclui controle);
  • Administração;
  • Localização da empresa (inclui área útil, número de colaboradores, área geográfica atendida );
  • Histórico (marcos e sucesso) e estágio de desenvolvimento;
  • Posição financeira (ativos operacionais, passivos operacionais, dívidas e CP e LP, patrimônio líquido, receitas líquidas, lucro operacional, lucro líquido etc.);
  • Produtos e serviços (inclui lançamentos);
  • Investimentos previstos, e
  • Licenças e patentes.

A Análise do Ramo

Objetivo: identificar as forças que interferem no ramo.

Ramos: conjunto de todas as empresas fornecedoras de um mesmo produto ou serviço, de outras empresas relacionadas “antes e depois”.

Concentração:

  • Descrição do ramo;
  • “Segredos do sucesso” (fatores decisivos para a compra);
  • Variáveis chaves da demanda;
  • Tendências para o ramo, e
  • Oportunidades estratégicas.

O Mercado Alvo

Guia:

  • Apresentar quem são seus clientes, onde estão, o que querem e o que podem comprar.
  • Evidenciar se a empresa é voltada para o mercado.
  • Descrição do cliente;
  • Localização do cliente;
  • Critérios de avaliação do produto;
  • O que querem e podem comprar;
  • Como alcançar o cliente;
  • Tendências e dimensão do mercado, e
  • Oportunidades de novos negócios.

A Concorrência

Guia:

  • Posição competitiva;
  • Quem são os maiores concorrentes;
  • Quem são os melhores concorrentes;
  • Quais os prós e os contras (aponte os critérios de comparação e comprove);
  • Potenciais concorrentes futuros;
  • Barreiras à entrada de novos concorrentes, e
  • Plano de ação para vencer/conviver com a concorrência.

Plano de Marketing & Estratégia de Vendas

Guia:

  • Como tornar seus clientes cientes da existência de seu produto e serviço;
  • Que tipo de mensagem transmitir ao cliente sobre o produto / serviço ou empresa;
  • Métodos específicos utilizados para transmitir e reiterar a mensagem, e
  • Como estruturar as vendas existentes (força e processo de vendas).

Administração e Organização

Guia:

  • Estrutura organizacional (papéis)
  • Pessoas chaves (retrospecto de sucesso)
  • Estilo de administração (processo decisório)
  • Treinamento
  • Sucessão

Desenvolvimento de Longo Prazo

Guia:

  • Objetivos finais do negócio (quais e quando)
  • Objetivos intermediários (fases)
  • Como alcançar os objetivos (todos os recursos necessários)
  • Riscos

Demonstrações Financeiras

Guia:

  • Pontos fortes e pontos fracos
  • Qualidade dos ativos operacionais
  • Perfil da dívida (custos e prazos)
  • DRE
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